A terrível aliança entre a prefeitura e a especulação imobiliária para desmatar uma importante área verde de Osasco

Prefeito Lins e EKKO Group formam parceria para trocar árvores por prédios É chocante que a Prefeitura tenha entrado na justiça para garantir que a EKKO Group possa cortar centenas de árvores em uma das últimas áreas verdes de Osasco, na região do São Francisco Golf Club. Na escolha entre o bem estar da população e os interesses da especulação imobiliária, a administração da cidade escolheu a EKKO. A luta dos moradores e da Avive Golf pesou menos para a prefeitura do que o poderoso lobby dos desmatadores.

4 abr 2023, 15:31 Tempo de leitura: 1 minuto, 39 segundos
A terrível aliança entre a prefeitura e a especulação imobiliária para desmatar uma importante área verde de Osasco

Prefeito Lins e EKKO Group formam parceria para trocar árvores por prédios

É chocante que a Prefeitura tenha entrado na justiça para garantir que a EKKO Group possa cortar centenas de árvores em uma das últimas áreas verdes de Osasco, na região do São Francisco Golf Club. Na escolha entre o bem estar da população e os interesses da especulação imobiliária, a administração da cidade escolheu a EKKO. A luta dos moradores e da Avive Golf pesou menos para a prefeitura do que o poderoso lobby dos desmatadores. 

Crescimento acelerado e sem planejamento de Osasco deve gerar problemas graves nas próximas décadas.

A atual prefeitura de Osasco apostou todo o futuro da cidade em dois pilares – incentivos fiscais à grandes empresas de logística e política urbana frouxa apoiada no adensamento populacional sem limite.

Sobre a política de incentivos fiscais já publicamos porque essa política é um risco para as contas públicas no médio e longo prazo (https://ativozpsol.com.br/o-faroeste-fiscal-da-grande-sp-disputa-do-iss-deixa-servicos-publicos-em-risco/)

Mas é na política urbana e no conveniente atraso do plano diretor que os prejuízos para a qualidade de vida e preservação do meio ambiente urbano será incontornável. Osasco está tomado pela construção de prédios enormes voltados para a classe média. As ruas não comportam a quantidade crescente de carros, a poluição diminui a expectativa de vida, as enchentes e calor excessivo são cada vez mais comuns e drásticos.

A densidade demográfica de Osasco é hoje de 12 mil habitantes por quilômetro quadrado, quase o dobro da densidade de Hong Kong e Singapura! Osasco é a terceira cidade mais densa do Brasil e sem nenhum planejamento de longo prazo a população não para de crescer. Infelizmente a preocupação da prefeitura em aumentar a arrecadação de IPTU no curto prazo pode acabar gerando uma enorme crise social e ambiental um pouco mais à frente.

#SalvemOGolf