Osasco Merece a Sua Biblioteca de Volta
Angela Bigardi da AtivOz reflete a indignação diante do péssimo estado de conservação da Biblioteca Monteiro Lobato
19 out 2021, 15:22 Tempo de leitura: 1 minuto, 46 segundosA biblioteca municipal de Osasco, Monteiro Lobato, está completamente abandonada. É claro que durante esse período de pandemia ela ficou fechada, porém há muitas coisas a se fazer. Iluminação, pintura, manutenção de estruturas, reforma de banheiros e tetos . A organização e higienização dos livros têm sido mantidas até o momento pelos funcionários dedicados que lá estão – Uma curiosidade, segundo os mesmos funcionários nunca houve investimento da prefeitura ou governo federal ou governo estadual na compra de livros. Nunca! 99% dos livros são doados – Há um arquivo excepcional nesta biblioteca que não pode ser perdido.
A Iluminação dessa biblioteca é uma coisa inacreditável …. as bibliotecas são conhecidas por serem claras, iluminadas e essa biblioteca está toda escura, com a maioria das lâmpadas queimadas e muito antigas.
Além de tudo isso, o sistema de operação dos computadores, fundamental para o funcionamento da biblioteca, não existe. Simplesmente acabou o contrato e não foi renovado e a biblioteca não tem como emprestar ou receber devolução de livros.
Outra coisa é a alta procura pela biblioteca apesar dela estar caindo aos pedaços na aparência, tanto fora como dentro. Ainda há, todos os dias, pessoas que procuram a biblioteca para devolver livros, para pegar livros, para estudar. Antes desse momento de pandemia que estamos vivendo, o movimento mensal da biblioteca era de 2000 pessoas e a gente tem que valorizar essas pessoas que procuram os livros, essas pessoas que querem e precisam estudar.
É inacreditável o descaso em que se encontra a biblioteca. É fundamental se restabelecer o funcionamento da mesma, pois se as escolas estão voltando 100% ao ensino presencial, mesmo que opcional ainda para as famílias, é urgente que esse espaço tão importante esteja acessível a quem procura.
A biblioteca é o lugar onde a educação da cidade se estabelece, por isso não dá mais pra esperar, queremos uma verdadeira educação voltada para a cidadania, queremos uma biblioteca restaurada e acessível a todos.
Angela Bigardi da AtivOz