Osasco agora é a 24ª maior cidade do Brasil
Crescimento populacional de 10% estimado pelo IBGE impõe novos desafios
10 jan 2023, 12:53 Tempo de leitura: 2 minutos, 0 segundosCrescimento populacional de 10% estimado pelo IBGE impõe novos desafios
No dia 28 de dezembro de 2022, o IBGE enviou ao Tribunal de Contas da União (TCU) a prévia da população dos municípios com base nos dados do Censo Demográfico coletados até o dia 25 de dezembro de 2022. Até a realização do censo, o tamanho das cidades era estimado pelo instituto através de métodos matemáticos de projeção populacional, levando em conta migração e taxas de mortalidade e de fecundidade.
O resultado da prévia indica que a população de Osasco é de 777.048 habitantes, superior à estimativa feita em 2021, de 701.428. Assim, Osasco é cerca de 10% maior do que se esperava. Saiu, portanto, da 30ª posição de maior cidade do país para a 24ª, ficando à frente de cidades como São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Jaboatão dos Guararapes, Uberlândia e até mesmo da capital do Rio Grande do Norte, Natal.
No entanto, com o crescimento vêm grandes responsabilidades. Osasco, sem dúvidas, passa a apresentar problemas de cidades grandes que necessitam de políticas adequadas para tratá-los. Exemplo disso é o desenvolvimento sustentável, com a valorização das hortas urbanas, além da oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade para atender os milhares de jovens da cidade, ou mesmo uma política de segurança que enfrente a violência urbana com inteligência e sem a repressão à periferia e aos trabalhadores, haja vista os abusos cometidos diversas vezes por parte da GCM e da Polícia Militar, sendo as câmeras nas fardas essenciais para coibi-los.
Por último, vale ressaltar a relevância do transporte público em relação ao tamanho da população, ainda mais numa cidade que abriga boa parte da mão de obra, inclusive de cidades vizinhas, que precisa se deslocar. Enquanto uma metrópole como São Paulo debate a possibilidade de implementar o passe livre irrestrito, Osasco começou o ano de 2023 com um elevado aumento na tarifa municipal do transporte, que subiu para R$5,30, mesmo com baixa frota de ônibus que circulam sempre lotados. Para evoluir de uma mera cidade grande para uma grande cidade, Osasco deveria caminhar na mesma direção. Nossa população merece um transporte digno e acessível, condizente com as necessidades de se viver numa das maiores cidades do país.