Abaixo-assinado. Apoio à revogação do título de cidadão osasquense do ex-presidente Bolsonaro.
A vereadora Juliana da AtivOz protocolou um Projeto de Lei para que a Câmara, da mesma forma que concede títulos e honrarias a cidadãos de destaque, tenha a prerrogativa de revogá-los caso o homenageado venha a cometer atos ilícitos ou indignos à humanidade.
Se aprovado, os vereadores de Osasco terão bastante trabalho pela frente. Na história da cidade, não é raro a concessão de homenagens a personalidades questionáveis como, por exemplo, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que recebeu título de cidadão osasquense proposto pela vereadora Ana Paula Rossi, que pretende conceder a honraria também a Michele Bolsonaro, esposa do futuro presidiário.
A integridade, a honestidade e a obediência a princípios éticos são o mínimo que se deve exigir de alguém que recebe uma honraria, seja ela federal, estadual ou municipal. Tais atributos devem acompanhar o homenageado por toda a vida, sendo ilegítima a preservação de títulos àqueles que não tenham ou deixem de cumprir tais predicados. Afinal, quem apoia título de cidadão osasquense a golpista também é golpista.
Em 2022, contaminada pela polarização eleitoral, a Câmara de Osasco aprovou sem qualquer debate a concessão de uma das maiores honrarias da nossa cidade ao nefasto Bolsonaro: o título de cidadão osasquense.
Bolsonaro nunca mereceu esse título porque os seus pensamentos e atitudes são opostos ao espírito de uma cidade marcada pela diversidade e pelo trabalho. Bolsonaro é um sujeito de visão tacanha do mundo. Com habilidades medíocres, governou mal e para poucos. Sua insensibilidade diante das milhares de mortes na pandemia e da volta da fome garante para ele um local eterno entre os indignos de receber qualquer homenagem.
E agora, diante das provas da sua participação na conspiração golpista contra a democracia brasileira, a manutenção da honraria seria um escândalo. A Câmara de Osasco tem a obrigação de retirar dele o título de cidadão osasquense o mais rápido possível.
Sabendo que tanto a homenagem quanto a sua revogação são medidas de caráter fortemente simbólicos, Osasco precisa neste momento fortalecer o lado da democracia, retirando a homenagem do golpista e autoritário, por isso abaixo assinamos.