Nota da AtivOz – Construir Nova Câmara não é Prioridade
Projeto da nova Câmara prevê gastos de mais de 20 milhões de reais. AtivOz é contra
15 fev 2022, 14:14 Tempo de leitura: 1 minuto, 36 segundosNas duas últimas semanas muitos cidadãos de Osasco nos cobraram nas redes sociais e pessoalmente um posicionamento sobre o projeto de construção de um novo prédio para a Câmara de Osasco. Após discussão deliberamos nosso posicionamento contrário a essa obra.
Não nos somamos nesse posicionamento ao discurso antipolítica da direita bolsonarista da cidade que faz ilações sem provas de corrupção. Reconhecemos da mesma forma que o prédio atual da Câmara tem problemas estruturais importantes – Não há rotas de fuga adequadas para caso de incêndio, parte do prédio não é adaptado para pessoas com deficiência e o plenário tem o tamanho insuficiente para o trabalho da imprensa e presença da população de Osasco para acompanhar as sessões legislativas.
O valor da obra, mais de 20 milhões de reais, e a inclusão de um heliponto provocaram grande descontentamento em parcela significativa das pessoas de nossa cidade. Essa indignação é totalmente compreensível para nós, a queda da renda média das famílias, a inflação e a percepção da insuficiência de alguns serviços públicos (notadamente a saúde pública) torna aos olhos do povo a construção de uma nova câmara um investimento equivocado.
Melhorar o sistema de drenagem da cidade para combater as enchentes, uma nova rodoviária que atenda o porte do município, reformar a biblioteca e o museu da cidade que estão caindo aos pedaços e investir na saúde para que procedimentos médicos e consultas não continuem demorando tanto. Esses são apenas alguns exemplos mais urgentes do que a reforma da Câmara Municipal. Dessa forma, nesse momento, nosso posicionamento não poderia ser outro – somos contra a construção de um novo prédio para a Câmara de Osasco