Lins quer privatizar o serviço funerário e o cemitério!
No dia 22 de Junho sem qualquer debate ou discussão com a sociedade a Câmara Municipal de Osasco “resgatou” um projeto de lei de 2018 que mudando a Lei Orgânica do Município permite que o serviço funerário e cemitério sejam concedidos à iniciativa privada.
25 jun 2021, 15:36 Tempo de leitura: 1 minuto, 39 segundosNo dia 22 de Junho sem qualquer debate ou discussão com a sociedade a Câmara Municipal de Osasco “resgatou” um projeto de lei de 2018 que mudando a Lei Orgânica do Município permite que o serviço funerário e cemitério sejam concedidos à iniciativa privada. Com 16 votos a modificação que abre caminho a privatização foi aceita, mas ainda precisa passar por uma segunda votação para ser aprovada. Sabemos como muitas vezes as privatizações, concessões e terceirizações são vendidas como solução para as dificuldades enfrentadas pelos serviços públicos, mas na prática acabam virando oportunidade para corrupção, encarecimento do serviço para a sociedade e falta de controle pelo poder público.
Uma medida como essa deveria passar por amplo debate ouvindo especialistas, os servidores afetados e toda a população. Nos parece particularmente insensível colocar esse projeto de forma tão apressada em um momento em que estamos enterrando tantas pessoas queridas por conta da pandemia do covid. A prefeitura que se vangloria de trazer empresas e, supostamente, desenvolvimento econômico tem condições de oferecer um excelente e respeitoso serviço público e gratuito na hora da morte dos cidadãos da cidade.
Como votou cada vereador:
Não a mudança da Lei Orgânica que permite a privatização
- Juliana da AtivOz – PSOL
Sim a autorização para a privatização
- Adauto Tô Tõ – PDT
- Batista Comunidade – AVANTE
- Carmônio Bastos – PODEMOS
- Elsa Oliveira – PODEMOS
- Délbio Teruel – DEM
- Fábio Chirinhan – PP
- Paulo Júnior – PP
- Josias da Juco – PSD
- Ribamar Silva – PSD
- Julião – PSB
- Michel Figueiredo – PATRIOTA
- Zé Carlos Santa Maria – PATRIOTA
- Pelé da Cândida – MDB
- Rogério Santos – PL
- Cristiane Celegato – REPUBLICANOS
- Ralfi Silva – REPUBLICANOS
Ausentes na Hora da Votação
- Ana Paula Rossi – PL
- Emerson Osasco – REDE
- Joel Nunes – REPUBLICANOS
Ausente na Sessão
- Lúcia da Saúde – PODEMOS