HIGOR ANDRADE É PRÉ-CANDIDADO À PREFEITURA PELO PSOL EM OSASCO
Corrente MES do PSOL lança a pré-candidatura de Higor Andrade a prefeito de Osasco
7 mar 2024, 10:43 Tempo de leitura: 3 minutos, 8 segundospor Paula Veneroso
A pré-candidatura do covereador da mandata coletiva AtivOz foi lançada no dia 1º de março, com a presença da deputada federal Sâmia Bomfim e de lideranças e militantes do PSOL.
A corrente Movimento Esquerda Socialista (MES) do PSOL de Osasco lançou, em plenária na última sexta, o nome de Higor Andrade como pré-candidato a prefeito para as eleições de outubro. Integrante da AtivOz, primeiro mandato coletivo de vereadores eleito em Osasco, Higor representa uma renovação na cidade: nascido no Jardim Elvira – na Zona Norte de Osasco -, o jovem é militante da causa LGBT e atua ainda contra a intolerância religiosa, por direitos e garantias da classe trabalhadores, incluindo os profissionais da saúde e os jovens que trabalham sem carteira assinada, em empregos precarizados ou que são explorados na jornada 6 por 1.
“Quando recebi o convite do MES para representar o PSOL nessa candidatura, aceitei prontamente porque não se trata de um plano pessoal, mas de um projeto político. Existem duas cidades, o fantástico mundo de Oz, pintado por Rogério Lins nas redes sociais, e a Osasco real, sem profissionais de saúde, sem equipamentos de cultura, sem programa de habitação popular, com creches que são depósitos de crianças e sem políticas públicas para a diversidade”, afirmou Higor Andrade.
A deputada federal Sâmia Bomfim, que enviou mais R$ 4 milhões de emendas para Osasco, por intermédio da vereadora Juliana da AtivOz, prestigiou o evento de lançamento, afirmando que é sempre muito gratificante vir a Osasco e compartilhar do trabalho que a AtivOz vem fazendo na cidade: “O mandato coletivo é combativo e muito alto-astral, é uma voz necessária numa Câmara dominada pelo conservadorismo e pelo fisiologismo, que elege candidatos pelo poder do dinheiro”, afirmou. Segundo ela, a pré-candidatura de Higor não se trata de uma opção tecnicista, mas de uma convocação para o povo se organizar, a partir de um projeto de governo construído pelos que vêm de baixo. “Trata-se de um movimento de pré-candidatura, cujo objetivo é mostrar o potencial de luta dos jovens, dos periféricos, das mulheres, dos LGBTs”, complementou. Sâmia exaltou ainda a importância dos projetos de leis que a AtivOz conseguiu aprovar no município, notadamente a Lei nº 5.266/23, que institui o dia 17 de maio como Dia da Luta contra a Homofobia, Lesbofobia, Bifobia e Transfobia. “Nunca, na história do Brasil, o Congresso Nacional aprovou um projeto sequer em prol da população LGBT+, o que demonstra o peso do conservadorismo brasileiro, sempre virando as costas para essa população”, concluiu.
O mandato da deputada estadual Monica Seixas, o Movimento Pretas, foi representado pela codeputada Rose Soares, presidente do diretório do PSOL Barueri e pré-candidata à vereadora pelo mesmo município. “É incrível ver o Higor, tão jovem e ao mesmo tempo tão altivo e ciente do que quer, colocar-se à disposição para essa jornada, que tem o apoio do Movimento Pretas”, comentou.
Representante da mandata coletiva AtivOz na Câmara Municipal de Osasco, a vereadora Juliana Curvelo reafirmou a importância de o PSOL lançar um nome próprio às eleições majoritárias da cidade, reafirmando o compromisso de apresentar um projeto de governo que contemple a população trabalhadora, que encontra dificuldades de moradia, de mobilidade, de cultura e lazer, que busca uma educação pública de qualidade para os seus filhos e que sonha usufruir de um sistema de saúde que seja gerido pelo município e não por empresas terceirizadas como vem acontecendo há anos em Osasco.