Os profissionais da educação de Osasco estão sendo obrigados a aceitarem a volta às aulas presenciais, mesmo sem garantias básicas de seguimento de todos os protocolos de segurança, sem imunização completa dos profissionais, sem equipe suficiente para dar conta das diversas demandas que fazem parte da rotina escolar e sem espaços devidamente adequados e ventilados para atender os alunos.
Não há sistema de ventilação adequada na maioria das salas de aula das escolas, muitas janelas mal conseguem ser devidamente abertas e nem há garantia que irão receber os EPIs adequados para tal exposição.
Em todo o município há denúncias de escolas com risco de contágio, pois tiveram profissionais testados positivamente e elas seguem abertas.
O risco é para toda a comunidade escolar e sabemos da importância que a educação tem na vida das pessoas, sobretudo num país tão desigual quanto o nosso e é por isso, por acreditar na educação como ferramenta transformadora que não queremos que nossos alunos, filhos, pais e educadores estejam sob risco de vida.
É extremamente importante salientar o sofrimento que toda a comunidade escolar está vivendo, todos queremos a volta às aulas presenciais, para que as mães voltem a confiar que seus filhos estarão seguros e avançando nas escolas, para que a saúde mental de todos esteja preservada. Mas não queremos uma volta às aulas que signifique ainda mais dor para quem mais sofre com falta de programas assistenciais do governo, falta de comida no prato, acesso à internet e de oportunidade para um futuro.
Por isso, a Mandata AtivOz está coletando denúncias que apresentem irregularidades no atendimento aos alunos e comunidade escolar, para que possamos fiscalizar e cobrar o cumprimento da segurança sanitária e o compromisso efetivo com a educação de qualidade.