Crise Climática é tema de aula nos cursinhos populares de Osasco
Estudantes dos cursinhos Dandara dos Palmares e Zequinha Barreto, da rede Emancipa, tiveram a primeira aula do ano no parque Chico Mendes
8 mar 2024, 12:46 Tempo de leitura: 2 minutos, 36 segundospor Paula Veneroso
Um panorama da crise climática mundial, a história de vida e a luta do ambientalista Chico Mendes, os impactos do agronegócio no ambiente e a importância dos povos originários na preservação das florestas e no equilíbrio ambiental foram os temas tratados na primeira aula dos cursinhos pré-universitários da rede Emancipa de Osasco. No sábado, dia 2 de março, os núcleos Dandara dos Palmares e Zequinha Barreto reuniram seus estudantes para um aulão sobre o tema que tantos impactos vem causando no planeta em um local que não poderia ser mais apropriado: O parque Chico Mendes, uma das poucas áreas verdes de Osasco, que reúne espécies da Mata Atlântica e abriga a nascente do córrego Bussocaba, que corta a cidade e atualmente está completamente poluído.
A professora de Biologia Luciana Batelli iniciou a aula expondo as influências do desmatamento e da emissão de gases de efeito estufa no aquecimento global, chamando atenção para a emergência de ações de reflorestamento, de proteção de nascentes e de investimento na produção de energia limpa.
Doutora em Psicologia Social, a professora Rita de Cássia Monteiro discorreu sobre a vida do ambientalista Chico Mendes, com quem teve a oportunidade de conviver durante projeto de alfabetização dos seringueiros na região de Xapuri, no Acre. A professora explicou o sistema de extração da borracha e a luta de Chico Mendes pela preservação da Floresta Amazônica.
Fechando a aula, a professora doutora em Geografia Agrária da Universidade de São Paulo Valéria de Marcos saudou os estudantes e os incentivou a ingressarem em universidades públicas ao narrar a sua trajetória, de aluna de escola pública de Osasco aos bancos da USP. Em seguida, retomando o conteúdo explanado pelas outras professoras, explicou o processo de produção do agronegócio, os seus impactos negativos no ambiente e as alternativas sustentáveis de produção de alimentos como a agrofloresta e a agricultura familiar.
Entre as falas das professoras, o público que lotou o Varandão do parque Chico Mendes apreciou a apresentação da rapper Mary Soul com sua filha, MC Valentina, e emocionou-se com uma performance sobre degradação da natureza interpretada pela artista Heli. O Emancipa Saúde foi representado pela enfermeira Natalia Pennachioni, que falou sobre a atuação da rede na assistência psicológica aos estudantes e no trabalho com alunas gestantes, e a codeputada estadual pelo Movimento Pretas Ana Laura representou o Emancipa Axé, falando sobre intolerância religiosa e o respeito às religiões de matriz africana. Pelo coletivo estudantil Juntos!, o representante Vilu tratou do genocídio que o governo de Israel vem cometendo contra a população palestina e sobre a importância da mobilização dos jovens frente às crises mundiais.
O evento contou ainda com a presença dos coordenadores e educadores dos dois cursinhos de Osasco, do coordenador estadual Ricardo Almeida e da vereadora Juliana da AtivOz.