AtivOz lança cartilha sobre assédios nas relações de trabalho
A partir de agora, em Osasco, a semana do dia 16 de maio é de Combate e Prevenção aos Assédios Moral e Sexual nas Relações de Trabalho. Para conscientizar os trabalhadores sobre condutas abusivas, AtivOz lança cartilha.
17 maio 2024, 16:03 Tempo de leitura: 1 minuto, 6 segundospor Paula Veneroso
De autoria da Juliana da AtivOz, a lei nº 5.276 instituiu no calendário oficial do município de Osasco a Semana de Combate e Prevenção aos Assédios Moral e Sexual nas Relações de Trabalho, cujo objetivo é promover a conscientização sobre a prevenção e o combate a todos os tipos de violência cometidos no âmbito das relações de trabalho, por meio de procedimentos informativos, educativos, seminários e palestras.
Para marcar a data, a AtivOz organizou uma live no Instagram, com a vereadora e representantes da classe trabalhadora, a fim de discutir condutas abusivas e orientar como e onde denunciar os assédios.
Humilhações, constrangimentos, discriminações, perseguição, isolamentos, agressões à honra e à dignidade ocorrem tanto na iniciativa privada quanto no setor público. No serviço público, no entanto, como a chefia não tem o poder de demitir um funcionário concursado, por exemplo, o assédio é mais sutil, se concretizando por meio de humilhações, sobrecarga de tarefas irrelevantes, perseguições políticas, transferência para locais distantes ou de difícil acesso, negação de promoções, gratificações, viagens, tudo com o objetivo de deixar o servidor vulnerável ao sofrimento psíquico e com receio de tomar alguma atitude.