AtivOz Apóia Reivindicações Salariais e de Direitos dos Servidores Públicos Municipais
Campanha Salarial dos Servidores pede reposição de perdas da inflação
3 mar 2022, 14:39 Tempo de leitura: 2 minutos, 8 segundosOs servidores públicos de Osasco estão em campanha salarial após um longo período de perdas inflacionárias. Como todo trabalhador, o funcionário público, quando não tem o seus vencimentos corrigidos pelo menos pela inflação acaba tendo na prática redução salarial. Para os servidores que ganham menos, essa redução salarial significa dificuldade de pagar aluguel, de comprar todo alimento necessário para a sua família e aumento do endividamento.
Assembleia do SINTRASP aprova pauta de reivindicações, mas carece de democracia interna
Em meados de fevereiro o SINTRASP realizou assembleia que oficializou a pauta que foi entregue para a prefeitura. A assembleia foi marcada pela disposição de luta da categoria, mas também, infelizmente, pela falta de espaço para que ativistas independentes e/ou de oposição da categoria pudessem apresentar a sua visão sobre os caminhos para conquistar o aumento salarial e mais direitos.
A AtivOz apoia as reivindicações da categoria e exorta a diretoria do sindicato a apostar na democracia sindical para alcançar a unidade dos servidores públicos na luta por direitos.
Segue abaixo a pauta de reivindicações aprovada:
- Reposição das perdas salariais acumuladas calculado pelo IPCA do período compreendido entre janeiro/2017 a dezembro/2021, descontado o aumento acumulado concedido pela PMO no ano de 2018 e 2019, resultando em um índice de 18,42% de perdas, mais aumento real de 6%, totalizando um índice para reposição salarial de 24,42%.
- Finalização dos estudos para alteração das referências da Tabela 7, com a incorporação ao salário dos Servidores do ABONO criado pela Lei Complementar 262, de 23 de maio de 2013, com aplicação imediata antes do reajuste geral para todos os Servidores.
- Revisão da cesta alimentação para R$ 715, conforme preconizado pelo Dieese, inclusive para o Servidor com duplo vínculo e para o Servidor com salário acima do teto de seis salários mínimos.
- Implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para toda categoria que ainda não possuem plano de carreira.
- Manter a contagem de tempo para triênio (letras) e quinquênio até a aposentadoria, por conta da Reforma da Previdência que aumentou o tempo de idade para aposentadoria.
- Revisão e adequação de todos os Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) já existentes.
- Obrigatoriedade de concurso para gestores.
- Equiparação salarial entre PDI, PEB I e PEB II.
- Fim de todas terceirizações na prefeitura de Osasco.
- Abertura de concurso para suprir a necessidade imediata da Prefeitura.