Ação antirracista na escola Fernando Buonaduce recebe Juliana da AtivOz e Karina do Movimento Pretas
Iniciativa do diretor Renato Carlos da Silva reuniu mil alunos do Fundamental II e do Ensino Médio para discutir ações afirmativas na escola estadual Fernando Buonaduce, no Jardim Portal D’Oeste I.
18 nov 2022, 15:36 Tempo de leitura: 1 minuto, 16 segundosIniciativa do diretor Renato Carlos da Silva reuniu mil alunos do Fundamental II e do Ensino Médio para discutir ações afirmativas na escola estadual Fernando Buonaduce, no Jardim Portal D’Oeste I.
A vereadora Juliana Curvelo, da AtivOz, e Karina Correia, do Movimento Pretas, participaram de atividade antirracista baseada no “Pequeno Manual Antirracista”, de Djamila Ribeiro. O evento aconteceu no dia 17 de novembro, nos três períodos, e foi prestigiado por toda a comunidade escolar.
Na conversa com os alunos, Karina Correia pediu para que todos fizessem uma reflexão sobre atitudes de reprodução do racismo que foram incorporadas socialmente e se normalizaram no Brasil. Ela afirmou que, assim como as mulheres não estão isentas de reproduzirem o machismo, negros não estão imunes de reproduzir o racismo. “Nunca podemos nos esquecer de que vivemos numa sociedade racista e justamente por causa disso devemos lutar incessantemente para nos tornarmos antirracistas”, afirmou Karina.
Explicando aos alunos as atribuições legislativas de um vereador, Juliana Curvelo falou acerca da existência de leis que punem atitudes racistas. “Proferir expressões e ter atitudes racistas, misóginas ou homofóbicas não é liberdade de expressão, é ilegal, pois fere direitos humanos e leis estabelecidas”, afirmou. Sobre o evento, a vereadora aplaudiu a iniciativa da direção da escola: “O planejamento escolar associado a ações afirmativas como essa fortalece a juventude, principalmente porque quebra tabus e promove a conscientização social, ajudando a reduzir as violências e as intolerâncias”.