OzPrev é aprovado na Câmara com proibição da presença dos servidores
A retirada de direitos foi marcada pela falta de debate e aprovação em tempo recorde
17 nov 2021, 15:01 Tempo de leitura: 1 minuto, 20 segundosNas últimas semanas a Mandata AtivOz colocou todas as suas forças para tentar impedir a reforma da previdência de Osasco – fizemos abaixo-assinado, dialogamos com os sindicatos e através da Juliana da AtivOz protestamos na tribuna; mas infelizmente o projeto que aumenta o tempo de contribuição dos atuais servidores e diminui o valor da aposentadoria para os novos passou com o apoio de todos os vereadores.
Além da injusta redução de direitos foi triste também a forma pouco democrática como foi aprovado o projeto, deixaram tudo para a última hora e sem tempo de discussão. Com um prazo disponível de 2 anos decidiram aprovar o OzPrev na última semana possível. E, para piorar, em ato antidemocrático impediram os servidores e representantes de sindicatos de acompanhar a votação que aprovou o projeto.
O projeto é realmente menos duro do que a reforma aprovada pelo governo Bolsonaro ou do SampaPrev em São Paulo, mas é importante lembrar que as reformas federais e o SampaPrev foram implantados em mais de uma etapa quebrando aos poucos a resistência do funcionalismo. Nada impede que após o próximo ciclo eleitoral repitam essa estratégia em Osasco.
“O servidor público precisa se manter atento e unido contra todos os ataques dos governos, mesmo que não se tenha alcançado o objetivo, a luta contra o SampaPrev em São Paulo é um exemplo para nós. Os salários estão defasados e a ameaça de retirada de direitos permanece” declarou Angela da AtivOz após a aprovação.