Mandata AtivOz é contra o Big Brother dos servidores proposto pelo vereador Ralfi
Proposta pode abrir as portas para mais assédio moral
18 ago 2021, 10:24 Tempo de leitura: 1 minuto, 1 segundoO vereador Ralfi Silva (Republicanos) fez uma indicação ao prefeito Rogério Lins (Podemos) solicitando a colocação de câmeras em todos os locais de trabalho dos servidores públicos. A justificativa do vereador é que isso aumentaria a fiscalização sobre os funcionários da prefeitura.
É obrigação de todo funcionário cumprir as suas funções com dedicação, mas também é obrigação dos gestores públicos garantir boas condições de trabalho, ambiente seguro e salários e carreiras compatíveis com o grau de exigência de cada função. Há sérias dúvidas sobre a legalidade dessa medida que transformaria os locais de trabalho em verdadeiros BBB trazendo problemas de segurança e privacidade para os servidores.
“A proposta do vereador Ralfi inverte o sentido correto de fiscalização do serviço público. Os gestores é que deveriam ser mais transparentes sobre todos os seus atos administrativos, inclusive porque sabemos que muitas vezes o servidor não é tratado de forma justa e isonômica. Colocar câmeras em todos os locais de trabalho acabaria servindo como mais um instrumento de assédio moral, um problema que já é grande em Osasco” comentou a co-vereadora Angela Bigardi da AtivOz