5 motivos para Osasco dizer não à privatização das Creches

A gestão Rogério Lins cada vez mais embarca na privataria sem freios. As formas são muitas, concessão, terceirização e OSs (Organizações Sociais), mas o objetivo é sempre o mesmo - transferir a responsabilidade final do poder público para terceiros.

22 set 2021, 15:53 Tempo de leitura: 2 minutos, 12 segundos
5 motivos para Osasco dizer não à privatização das Creches

1 – Educação tem que ser prioridade máxima

As creches contratadas não seguem da mesma forma os padrões da rede e é impossível o poder público fiscalizar diferentes equipes, métodos e estruturas. A OS torna muito difícil um plano unificado de educação. A uniformidade da rede de educação é fundamental para que se estabelecer critérios científicos de quais práticas trazem ganhos reais para as crianças. Osasco é o 8° PIB do Brasil e 3°do Estado, tem condições materiais de oferecer sem intermediários educação pública, gratuita e de qualidade para todos.

2 – É urgente valorizar o professor da educação infantil

Durante muito tempo e ainda, infelizmente, em muitos lugares os professores de educação infantil não são valorizados como deveriam. Mesmo o reconhecimento desses profissionais como professores demorou muito para ocorrer, tratando o professor da educação infantil como mero “cuidador” ou “pajem” de crianças. A contratação de OS significa um passo atrás nesse reconhecimento e no fortalecimento de carreiras públicas na educação.

3 – As Organizações Sociais abrem uma avenida para Corrupção

O profissional da educação das creches diretamente administradas pela prefeitura é sempre um servidor público concursado, isso significa que esse profissional não deve favores a nenhum político e não tem qualquer motivo para esconder qualquer prática corrupta que observe. O contratado pela OS não tem qualquer tipo de estabilidade e não é difícil imaginar que responsáveis por Organizações Sociais podem ficar ansiosos para receber indicações políticas para o seu corpo de funcionários.

4 – A responsabilidade com nossas crianças não pode ser terceirizada

Os professores e demais profissionais das creches mantém sobre os seus cuidados crianças pequenas fora do âmbito familiar. É uma responsabilidade que não deveria de forma alguma ser repassada ou terceirizada. As OS não oferecem boas carreiras aos professores, gerando rotatividade alta de profissionais, falta de checagem de requisitos e relações frágeis com as famílias.

5 – As OSs trouxeram problemas e prejuízos em diversas cidades

As Organizações Sociais são responsáveis por diversos serviços em cidades e estados pelo Brasil. Muita gente bem ou mal intencionada se especializou em formar OS sob medida para atender o poder público. Além dos escândalos de corrupção que geraram prejuízos bilionários na saúde do Rio e das creches fantasma em SP, muitas OS assumem serviços que não conseguem cumprir ou o fazem com qualidade muito baixa